domingo, 30 de janeiro de 2011

Fotografia Macro

Boa tarde gente! Tem um tempinho que não posto algo aqui... então resolvi hoje tirar a poeira do blog e falar um pouquinho da área que é a minha verdadeira paixão dentro do universo fotográfico: a fotografia macro.
A Fotografia MACRO é a fotografia de pequenos seres e objectos ou detalhes que normalmente passam despercebidos no nosso dia-a-dia;são fotografados em seu tamanho natural ou levemente aumentados através de aproximação da câmera ou fazendo uso de acessórios destinados a este tipo de fotografia; as macrofotografias são exibidas em tamanho bastante ampliado para maior impacto visual.
Classicamente, o campo da macrofotografia está delimitado pela captura de imagens em escala natural ou aumentada em até cerca de dez vezes seu tamanho natural (entre 1:1 e 10:1 de ampliação), mas uma definição precisa está cada vez mais difícil, uma vez que as muitas câmeras digitais usam sensores diminutos. Por outro lado, muitas fotos são obtidas à distância, com o uso de teleobjetivas para captura da imagem, e nem por isso a foto capturada deixa de ser uma macrofotografia.

Técnicas e acessórios

A maioria das câmeras digitais compactas são capazes de capturar imagens em macro por simples aproximação da câmera. Em algumas, simplesmente fixa-se o zoom no limite máximo e seleciona-se o modo macro no menu de modos de cena.
Já as câmeras dSLR herdaram das câmeras 35 mm diversos acessórios específicos para macrofotografia como objetivas macro, foles e tubos de extensão, lentes close-up, anéis de inversão, etc.
Cada um deles com suas vantagens e desvantagens:
  • As objetivas macro são objetivas projetadas para focalizar a distâncias curtas e fixas, em escala natural, algumas provocando algum aumento no tamanho natural.
  • Os foles de extensão aproveitam a objetiva normal da câmera SLR proporcionando um aumento maior que as objetivas macro, até cerca de 8X.
  • Os anéis de inversão (ou de reversão) são dispositivos de origem artesanal que permitem montar a objetiva SLR invertida para obter ganhos significativos no campo focal.
  • Lentes close-up aumentam o tamanho dos objetos em duas, quatro ou mais vezes e focam a distâncias fixas do objeto.
  • Os flashes circulares (em inglês, ring flash), são ideais (quando não são absolutamente necessários) para iluminação em macrofotografia, iluminam suavemente e não provocam sombras pronunciadas.
  • Tripés asseguram nitidez nas imagens, evitando tremores de câmera.

A macrofotografia, sendo detalhista, deve procurar privilegiar:
baixa sensibilidade do filme ou sensor;
pequenas aberturas de diafragma;
altas velocidades de obturação;
planos chapados de topo, lateral ou frontal.
(Fonte: Wikipédia)
Exemplos de fotografias macro:
Rebeca Porto
=]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oooi, obrigada pela visita, volte sempre!! :)
Ahhh e deixa um comentário :)